O último domingo (29) marcou a conquista da medalha de número 100 para o Brasil nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. E veio no judô, com o ouro de Gabriel Falcão na categoria até 73kg. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Campeão dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, o atleta de apenas 20 anos fez a dobradinha com o medalhista olímpico e mundial Daniel Cargnin.

Daniel não se apresentou para a final devido a uma lesão no tornozelo e ficou com a prata pela segunda vez em Jogos Pan-Americanos.

Gabriel exaltou a força do país, que no segundo dia do judô conseguiu quatro medalhas.

Além das duas na categoria até 73kg, Guilherme Ketleyn levou o ouro Guilherme Schmidt na disputa até 81kg, e Ketleyn Quadros garantiu o bronze até 63kg.

“Estou muito feliz com a força que o Brasil está mostrando no judô. Foi muito importante ter ganhado a medalha no Pan Junior, porque eu sabia que estaria classificado para os Jogos deste ano”, disse Gabriel.

Até a tarde do domingo, o Brasil já tinha 103 medalhas (31 de ouro, 39 de prata e 33 de bronze), e ocupava o quarto lugar no quadro geral, atrás de Estados Unidos, México e Canadá.

RELACIONADAS

+ Judô brasileiro estreia no Pan com 4 medalhas de ouro e 2 de bronze