Com apenas 19 anos, o brasileiro Kawan Pereira chegou a se classificar para a final da prova de saltos ornamentais na plataforma de 10 metros na Olimpíada de Tóquio (Japão). O atleta piauiense fechou os seis saltos da etapa semifinal com 400,4 pontos, na 12ª posição, e foi o último a obter a vaga na briga pelas medalhas.

O saltador ficou em 10º lugar na final da competição, na madrugada deste sábado, 7, pelo horário brasileiro. Antes mesmo do primeiro salto, ele já fazia história nos saltos ornamentais do Brasil. Pela primeira vez, o País contou com um representante numa final olímpica desta modalidade.

Kawan voltou a fazer boa apresentação, superior ao que fez na fase classificatória, na sexta. Porém, ficou abaixo da performance da semifinal, terminando com um total de 393,85 na final, abaixo dos 400,40, pontuação anotada anteriormente.

Nascido na cidade de Parnaíba, no Piauí, foi ainda criança para Brasília, onde mora até hoje. Lá conheceu a capoeira, cujos movimentos o ajudaram a aprender mortais e cambalhotas que usa em seus saltos.