Neste sábado (16), o bairro Airton Rocha, em Boa Vista, receberá reforço no combate à dengue. O mutirão, com cerca de 100 servidores, integra a estratégia da Vigilância em Saúde para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A ideia do Poder Executivo Municipal é atuar nos bairros que possuem médio risco para a transmissão da dengue, de acordo com dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024.

LIRAa Boa Vista

O resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, divulgado pela Prefeitura, apontou que o município registrou 0,8% de infestação predial para o mosquito. 

De acordo com a administração municipal, os dados apontaram a cidade com baixo risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya.

No entanto, os bairros União, Piscicultura, Jardim Caranã, Asa Branca, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Centenário, Profª Araceli Souto Maior, Santa Tereza, São Bento, Raiar do Sol, Profª Araceli Souto Maior, e Bela Vista apareceram na lista como os mais críticos dentro do cenário. 

Os bairros Drº Airton Rocha, Distrito Industrial, Operário, Nova Cidade e Senador Hélio Campos apresentaram o quadro com maior risco.

Vacinação

Roraima recebeu do Ministério da Saúde mais de 20 mil doses de vacinas para o combate à dengue, em fevereiro deste ano. Deste total, 13.840 mil doses do imunizante Qdenga foram destinadas a Boa Vista. O público-alvo são crianças de 10 a 14 anos. 

Além da capital, também foram contemplados os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. 

Fonte: Prefeitura de Boa Vista