O Detran de Goiás divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando que o teste do bafômetro pode resultar positivo após o consumo de pão de forma.

A Anvisa iniciou uma investigação depois que uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelou a presença de álcool em produtos de várias marcas populares.

No vídeo publicado no Instagram, uma mulher come duas fatias de pão de forma de uma marca específica e, em seguida, realiza o teste do bafômetro, que indica embriaguez.

A medição registrada foi de 0,12 miligramas por litro de ar expelido, com uma margem de erro de até 0,04 mg/litro. Em contraste, após consumir pão de forma de outra marca, um homem obteve um resultado de 0,0 mg/litro de ar.

O Detran alerta os motoristas para ficarem atentos aos alimentos consumidos antes de dirigir.

Quais marcas de pão de forma tem álcool?

A pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revelou que, se os pães de forma fossem bebidas, cinco marcas teriam teor alcoólico acima de 0,5%: Visconti (3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%) e Panco (0,51%).

O estudo também indicou que algumas marcas não passariam no teste do bafômetro, com duas fatias do pão de forma da Visconti contendo o equivalente a 1,69 g de álcool; da Bauducco, 0,59 g; e da Wickbold 5 Zeros, 0,45 g.

A pesquisa sugere que a contaminação por álcool pode ocorrer durante a adição de conservantes na produção dos pães.

“O álcool usado para diluir o conservante, adicionado após o pão sair do forno, deve evaporar até o consumo. No entanto, se a quantidade de antimofo for excessiva ou mal diluída, o teor de etanol no pão pode permanecer elevado”, conclui o texto.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.