O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) enviou uma comitiva do governo federal para acompanhas os estragos causados pelas fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro.  

Segundo o Planalto, as autoridades devem levar ajuda aos moradores das cidades afetadas pelas chuvas. A equipe enviada pelo presidente Lula é composta pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da Igualdade Racial, Anielle Franco, do Meio Ambiente e Mudança do Clima substituto, João Paulo Capobianco, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome substituto, Osmar Almeida Júnior, entre outras autoridades. 

Waldez Góes reconheceu a situação de emergência em Belfo Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti.  

“Já reconhecemos, de forma sumária, a situação de emergência em quatro cidades e faremos todo o possível para que os recursos para atendimento à população sejam liberados o quanto antes”, disse o ministro.

Roteiro da comitiva  

Ao chegar no estado as autoridades devem se reunir com o governador do Estado, Cláudio Castro (PL), prefeitos, defesas civis e gestores no Palácio Guanabara. Após o encontro, a comitiva deve participar de uma coletiva de imprensa e em seguida visitar as áreas afetadas pelas intensas chuvas.