Após quase um ano de preparação, o Festival de Parintins retorna para sua 57ª edição. Os bois Garantido e Caprichoso apresentarão seus projetos de arena no Bumbódromo nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Durante os três dias de festa, as agremiações expõem suas ideias na arena a fim de conquistarem mais um título. Um corpo de jurados avalia os espetáculos e atribui notas a 21 itens, divididos em blocos.
Em 2024, os fiscais divulgam o resultado no dia 1º de julho, decretando o tricampeonato do Boi Caprichoso ou o 33º título do Boi Garantido. Para estampar o troféu na estante, as agremiações precisam se destacar nos critérios impostos.
No esquenta para a celebração, o Festival Norte Bumbás 2024 traz o ritmo quente de Parintins para Manaus. O super evento reúne os torcedores encarnados e azulados no dia 14 de junho na capital; saiba mais.
Para lhe ajudar a entender como funciona o Festival de Parintins, bem como os 21 itens de avaliação, o Portal Norte separou um guia descomplicado sobre a festa que movimenta o estado.
Como funciona o Festival de Parintins?
O Festival de Parintins é uma competição entre os bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (representado pela cor azul). Durante três dias, as agremiações apresentam espetáculos musicais, com danças e encenações que retratam histórias e lendas da cultura amazônica.
Cada boi possui seu próprio tema e narrativa, acompanhados por um conjunto de músicas originais, coreografias e figurinos a caráter. No final dos três dias de apresentações, o boi com a maior pontuação é declarado o vencedor daquela edição.
Além das competições, o Festival de Parintins também inclui atrações durante o dia todo, como apresentações de grupos folclóricos, feiras de artesanato e gastronomia regional. O festival atrai turistas de todo o Brasil e do mundo, que vêm testemunhar essa celebração única da cultura amazônica.
Confira os 21 itens
Os itens de avaliação são divididos em três blocos de julgamento, sendo eles: Comum/Musical; Cênico/Coregráfico e Artístico.
Apresentador (item 01)
O Apresentador é responsável por conduzir o espetáculo, interagindo com o público, narrando a história e guiando a apresentação como um “mestre de cerimônia”. Além disso, o item 1 tem um papel crucial para os jurados, uma vez que anuncia a entrada de cada item.
No Boi Garantido, o item é defendido por Israel Paulain há 22 anos. Por outro lado, no Caprichoso, Edmundo Oran assume a posição há 8 anos.
Levantador de Toadas (item 02)
O Levantador de Toadas é responsável por cantar as toadas, que são as músicas características do festival, enquanto os itens são apresentados no Bumbódromo.
As toadas são composições musicais que narram histórias, lendas e temas relacionados à cultura amazônica. O item 2 as executam ao vivo durante as apresentações dos bois-bumbás.
No Boi Garantido, o item é defendido por Sebastião Junior há 14 anos. Por outro lado, no Caprichoso, Patrick Araújo assume a posição há 3 anos.
Batucada ou Marujada (item 03)
No Festival de Parintins, o termo “Batucada/Marujada” refere-se a um grupo de músicos responsáveis por tocar os instrumentos de percussão durante as apresentações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.
Na agremiação vermelha e branca, o grupo se chama “Batucada”, enquanto na azul e branca se chama “Marujada”.
Ritual Indígena (item 04)
O Ritual Indígena incorpora elementos da cultura indígena amazônica em danças, músicas, figurinos e adereços. No item 4, o intuito é homenagear e celebrar a rica herança cultural dos povos nativos da região. Ademais, precisa vir junto de um módulo alegórico.
Porta Estandarte (item 05)
A Porta Estandarte é responsável por carregar e exibir o estandarte do boi, uma bandeira decorada com os símbolos e cores característicos do boi ao qual representa. Além de exaltar o estandarte, o item 5 também precisa evoluir na arena com uma coreografia afinada.
Lívia Christina defende o item pelo Garantido, enquanto Marcela Marialva pelo Caprichoso.
Amo do Boi (item 06)
O item 6 é uma das figuras centrais da parte cênica do espetáculo, que conta a história da morte e ressurreição dos Bumbás. Na história, os bois morrem pelas mãos de Pai Francisco que, a fim de saciar sua esposa Catirina, corta a língua do animal. O Amo do Boi é o “dono” do touro, o qual é muito amado pela filha Sinhazinha. A fim de afagá-la, chama um pajé para ressuscitar o boi.
No Festival de Parintins, item 6 realiza versos exaltando o boi e alfinetando a agremiação contrária.
João Paulo Faria defende o Amo do Boi pelo Garantido, enquanto Prince do Boi pelo Caprichoso.
Sinhazinha da Fazenda (item 07)
A “Sinhazinha da Fazenda” é uma personagem importante nas apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso durante o Festival de Parintins. Ela representa o amor pelo boi, retratada como a filha do fazendeiro.
Na arena, o item 7 é frequentemente retratado com graciosidade, elegância e delicadeza nos movimentos. As representantes de cada boi usam trajes típicos da época colonial, como vestidos longos, luvas., saias rodadas, chapéus e outros acessórios tradicionais.
Valentina Coimbra defende o item pelo Garantido, enquanto Valentina Cid pelo Caprichoso.
Rainha do Folclore (item 08)
A “Rainha do Folclore” no Festival de Parintins é uma figura escolhida para representar os valores e tradições do folclore regional durante as festividades.
Edilene Tavares defende o item pelo Garantido, enquanto Cleise Simas pelo Caprichoso.
Cunhã-Poranga (item 09)
A Cunhã-Poranga simboliza a força e a beleza da mulher indígena. Durante as apresentações, o item 9 participa com coreografias e performances cênicas que exaltam a cultura nativa.
Isabelle Nogueira defende o item pelo Garantido, enquanto Marciele Albuquerque pelo Caprichoso.
Boi-Bumbá (item 10)
O Boi-Bumbá é o protagonista do Festival de Parintins e sua nota é pautada no seu desenvolvimento em arena, que devem se assemelhar a um boi de verdade.
Toada (item 11)
“Toada” se refere a um estilo musical característico da região amazônica, especialmente associado aos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. No Festival de Parintins, as agremiações escolhem uma toada, por noite, para concorrer ao item 11. Na ocasião, o levantador fica no centro das atenções, enquanto entoa a música.
Pajé (item 12)
O Pajé é um personagem que representa o líder espiritual e curandeiro das comunidades indígenas da Amazônia, desempenhando um papel significativo dentro da narrativa e do enredo das apresentações.
No Festival de Parintins, ele é frequentemente representado com trajes típicos indígenas, como cocares de penas, colares de sementes, pinturas corporais e outros adornos tradicionais.
Adriano Paketá defende o item pelo Garantido, enquanto Erick Beltrão pelo Caprichoso.
Além desses, mais 9 itens passam por avaliação:
- Povos Indígenas (item 13)
- Tuxauas (item 14)
- Figura Típica Regional (item 15)
- Alegorias (item 16)
- Lenda Amazônica (item 17)
- Galera (item 19)
- Vaqueirada (item 18)
- Coreografia (item 20)
- Organização do Conjunto Folclórico (item 21)