Nesta quinta-feira (25), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a produção de carne bovina deve chegar a 10,19 milhões de toneladas em 2024.

Comparado a 2023, o aumento de 7,1% caso confirmado. O volume será um novo recorde na série histórica, superando a produção obtida em 2006.

A alta é explicada pelo auge no processo do ciclo pecuário, que deve ser atingido em 2024 com o pico do descarte das fêmeas.

Produção de carne bovina

Diante deste cenário de maior oferta, as exportações devem registrar um crescimento de 13,4%, podendo chegar a 3,44 milhões de toneladas.

Apenas no acumulado dos seis primeiros meses do ano, os embarques de carne bovina já chegaram a 1,7 milhão de toneladas, incremento de 25,77% ao registrado no mesmo período de 2023.

Produção de carnes no Brasil deve ser recorde

Com isso, a produção das três principais carnes do país deve chegar a 30,77 milhões de toneladas neste ano.

O volume representa um crescimento de 3,5% se comparado com 2023 e estabelece um novo recorde na série histórica.

O incremento reflete em uma elevação na disponibilidade interna, estimada em 21,12 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento no mercado brasileiro. As exportações também devem crescer em torno de 5,2%, projetadas em 9,73 milhões de toneladas.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, aponta que o aumento da produção em 2024 pode possibilitar uma redução nos preços ao consumidor.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.