Os Correios planejam realizar as provas em cerca de 228 cidades, portanto, os candidatos que aguardam pelo concurso poderão escolher entre diferentes municípios para fazer o exame.

A informação foi divulgada em uma carta do chefe do Departamento de Licitações e Contratações Diretas às organizadoras, na qual foi comunicada a intenção de anular o processo de seleção da banca examinadora.

Além disso, o documento também destaca a necessidade de ajustar o Projeto Básico 48018644 – GPFT-DEGEP. Isso se deve ao fato de que é necessário fornecer um detalhamento mais preciso do número de locais de provas, bem como da especificação dos cargos e vagas para cada região.

Atualmente, a empresa ainda não revelou a lista de cidades onde as provas serão aplicadas, nem a data exata para a realização. O edital do concurso público dos Correios está previsto para ser divulgado em setembro deste ano.

Quantidade de vagas

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, confirmou que o concurso oferecerá um total de 3,2 mil vagas, com ênfase no cargo de carteiro.

“Esse concurso será para o nível Operacional, o carteiro tradicional, pois precisamos fortalecer os nossos pontos de entrega. Esse primeiro concurso, a gente tem o foco operacional, mas também haverá cargos de nível superior, como o advogado, arquiteto e engenheiro. Também temos previsão de algumas vagas que serão destinadas a essas profissões”, revelou.

Conforme informações do presidente, atualmente há uma necessidade de contratação de aproximadamente 4 a 5 mil pessoas.

Cargos e salários

Os Correios anunciaram oficialmente os cargos para o concurso. A empresa revelou que as posições disponíveis serão:

  • Agente de Correios: requer ensino médio, com um salário inicial de R$2.256,18; e
  • Analista de Correios: requer nível superior, com um salário inicial de R$6.557,11.

Previsões

De acordo com o cronograma pré-edital divulgado pelos Correios, as seguintes etapas estão previstas:

  • Março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a seleção da banca organizadora;
  • Agosto: seleção da banca organizadora;
  • Setembro: publicação do edital do concurso dos Correios; e
  • Dezembro: Início das contratações.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.