O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu cerca de R$ 400 milhões na pavimentação das vias Estrutural, W3 Sul, Avenida Hélio Prates, entre outras. Visando mais conforto nas ruas, o GDF está aplicando um camada de concreto para corrigir falhas no asfalto.

Além disso, a medida ajuda o governo a reduzir gastos com a pavimentação de modo que consiga também destinar recursos em outras áreas que precisem de auxílio.

Vantagens para as ruas

Com a medida, as ruas apresentarão inúmeras vantagens aos veículos que por ali passarem e sem qualquer preocupação com buracos no asfalto. Entre as vantagens da camada de concreto, estão:

Durabilidade Superior:

  • O concreto tem uma durabilidade aproximadamente o dobro do asfalto convencional.

Facilidade de Aplicação e Manutenção:

  • A aplicação e a manutenção do concreto são consideravelmente mais simples em comparação com o asfalto.

Composição do Asfalto:

  • O asfalto é composto por derivados de petróleo, obtidos por meio de processos físicos e químicos, tanto naturais quanto artificiais.

Desafios com o Asfalto:

  • Devido às suas características e à dependência de derivados de petróleo, a relação custo-benefício da utilização do asfalto vem piorando ao longo do tempo.

Leia mais: Bolsonaro critica Meta por travar funções no Instagram

Vias pavimentadas

Entre as vias pavimentadas, está a Via Estrutural que recebeu investimento de R$ 75 milhões para cobrir 26 km de asfalto com a nova camada de concreto. Além disso, na W3 Sul o GDF está substituindo 10 km de asfalto nos dois sentidos da via, com investimento de R$ 27 milhões. Ademais, o governo também prevê a inserção de novos corredores para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (ESPN).

O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro, explica que a técnica aplicada durante a pavimentação permitirá que o GDF diminua custos, além de estar realizando estudos intensamente para a realização das obras na capital.

“O governador Ibaneis Rocha determinou os estudos para essas obras. Utilizaremos a técnica de pavimento rígido, ou seja, concreto, em cima de pavimento flexível, em cima do asfalto já existente. Dessa forma conseguimos diminuir os custos”, disse o secretário.