A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou na segunda-feira, 16, o calendário de competições da próxima temporada.

Com a Copa do Mundo na agenda, a Libertadores será decidida no fim de outubro, menos de um mês antes do início do Mundial do Catar.

Motivo da antecipação, a Copa do Mundo do Catar será disputada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. A competição não será disputada nos habituais meses de junho e julho por causa do forte calor desta época no país do Oriente Médio.

O principal torneio da América do Sul passou a ser decidido em novembro desde que o presidente Alejandro Dominguez realizou alterações no calendário da competição. Foi em 2018 que a Libertadores começou a ser encerrada no final do ano, na última temporada, o torneio foi decidido em janeiro de 2021 por causa da pandemia da Covid-19.

Desta forma, em 2022, o torneio continental terá decisão antecipada em um mês. A Conmebol estabeleceu o dia 29 de outubro como a data da final da Libertadores, que no próximo ano terá a cidade equatoriana de Guayaquil como sede.

O calendário da Libertadores em 2022:

1ª fase: 9 de fevereiro (ida) e 16 de fevereiro (volta)

2ª fase: 23 de fevereiro (ida) e 2 de março (volta)

3ª fase: 9 de março (ida) e 16 de março (volta)

Fase de grupos: 6, 13 e 27 de abril e 4, 18 e 25 de maio

Oitavas de final: 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta)

Quartas de final: 3 de agosto (ida) e 10 de agosto (volta)

Semifinal: 31 de agosto (ida) e 7 de setembro (volta)

Final: 29 de outubro