51 novos países estão exportando produtos agropecuários do Brasil, o dado foi divulgado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com a pasta essas aberturas de mercado “são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.” 

Países que fazem parte desta nova relação:  

Foto: Reprodução/ MAPA

Ainda segundo o MAPA, existe um trabalho de preparação de ambos os lados, tanto do produtor quanto do exportador para atender aos pedidos dos novos parceiros. Isso inclui o desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros. 

Uma análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa) mostra que a comercialização de carnes bovina e suína do Brasil para o México e República Dominicana está entre os principais mercados alcançados. 

RELACIONADAS

+ Governador de TO destaca agronegócio e créditos de carbono

+ Agro contará com cerca de R$ 1 bilhão de investimentos do novo PAC

Em agosto as exportações do agro subiram 6,6% comparando com o mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. Segundo a SCRI esse valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo país.