Durante o mês de novembro, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) contará com uma extensa programação em alusão ao Dia da Consciência Negra, data criada em 10 de novembro de 2011, para conscientizar sobre a história e luta dos povos africanos que foram escravizados no Brasil.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A semana começa com a VIII Semana de Ciências Sociais e o Seminário Sociedade e Fronteiras. Os encontros terão como tema central os 30 anos do massacre de Haximu

As atividades ocorrem nesta segunda-feira, 20, no Parlatório da UFRR a partir das 18h.

Já na terça-feira, 21, a UFRR promove o IV Colóquio das Relações Étnico-Raciais e o Mês da Consciência Negra.

Os eventos ocorrerão em conjunto, no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCH), e terão como tema “20 anos da Lei 10.639/2003 e 15 anos da Lei 11.645/2008: experiências e desafios para a implantação de uma educação antirracista”. 

A programação contará com rodas de conversas, mesas redondas e palestras que promoverão discussões acerca de uma sociedade e uma educação inclusiva, além da materialização e importância das Leis Étnico-Raciais.

As ações são gratuitas e abertas ao público em geral. As inscrições deverão ser realizadas durante os eventos e os participantes terão direito a certificado de participação.

Professores da UFRR durante Semana de Letras - Foto: UFRR
Professores da UFRR durante Semana de Letras – Foto: UFRR

Dia da Consciência Negra

A Lei nº 12.519/2011 foi criada em 10 de novembro de 2011 e estabelece o dia 20 de novembro como data para conscientizar sobre a história e luta dos povos africanos que foram escravizados no Brasil e que também é uma homenagem a Zumbi dos Palmares.

UFRR
Sede da Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Foto: UFRR/Arquivo

RELACIONADAS

+ Consciência Negra: Roraima tem leis estaduais em prol da igualdade racial

+ Festival Cultural Cruviana começa nesta segunda-feira, 20

+ Papai Noel chegará de bicicleta em Shopping de Boa Vista neste domingo, 19