Aconteceu nesta segunda-feira (16), uma reunião de emergência da ONU (Organização da Nações Unidas) para falar sobre a situação do Afeganistão.

A reunião foi convocada às pressas na sede em Nova York depois que os militantes talibãs entraram na capital Cabul no domingo, o que levou o presidente afegão Ashraf Ghani a fugir para o exterior

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu que todos os países trabalhem em conjunto para “suprimir a ameaça terrorista mundial no Afeganistão”. 

“A comunidade internacional deve se unir para garantir que o Afeganistão nunca mais seja usado como plataforma ou refúgio de organizações terroristas”, disse Guterres durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a crise afegã.

“Estamos recebendo relatos assustadores de severas restrições aos direitos humanos em todo o país. Estou particularmente preocupado com os relatos de crescentes violações dos direitos humanos contra mulheres e meninas no Afeganistão”, comentou. “Não podemos e não devemos abandonar o povo afegão”, finalizou.