A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu nesta terça-feira, 24, a notificação de 11 casos suspeitos de doença de Haff/rabidomiólise, atendidos em Pronto Atendimento (UPA) e encaminhados para o Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara, a 176 Km de Manaus.

A doença de Haff é uma síndrome que consiste em rabdomiólise (condição clínica definida por lesão muscular com liberação de conteúdo intracelular) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência e perda de força em todo o corpo.

Segundo a investigação, os pacientes são sete adultos, entre 43 e 60 anos, e 4 crianças, entre 3 e 12 anos de idade. Os casos foram atendidos entre os dias 22 e 23 de agosto na unidade de saúde do município.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, informa que as causas das internações ainda estão sendo investigadas. 

“Por enquanto, não temos nenhuma condição de dizer se foi a ingestão de peixe ou qualquer outra etiologia. Essa doença tem várias causas, desde o uso de medicamentos, o esforço físico exagerado, traumas, doenças virais; então, é uma série de situações que temos de investigar para verificar qual delas está associada à doença de Haff”, disse.

Cristiano salienta que há intenção de enviar uma equipe ao município para dar sequência às investigações nos próximos dias. 

“Vou mandar uma equipe a Itacoatiara para termos melhor detalhamento e deste modo podermos nos posicionar sobre uma possível causa da doença”, informou.