O acesso à conta de energia pelo site e aplicativo da Amazonas Energia está suspenso temporariamente a partir desta quinta-feira (26).

A empresa não informou quando o serviço será reativado para o consumidor.

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A desativação do serviço ocorre após a concessionária receber informações dos clientes de que pessoas estão utilizando o Acesso Fácil para aplicar golpes à população.

O intuito da ação, conforme a empresa, e dar segurança aos consumidores.

Golpe conta de energia

Uma nova modalidade de golpe surgiu em dezembro de 2022: um número de telefone entra em contato via WhatsApp com clientes, identificando-se como número da Amazonas Energia e solicita informações como nome, CPF e unidade consumidora.

Ao receber estas informações, os golpistas buscavam o Acesso Fácil para consultar informações e enviar boletos falsos para supostos pagamentos de conta de luz.

Assim, identificada a situação e a forma de acesso pelos golpistas, a Amazonas Energia suspendeu o uso do Acesso Fácil às faturas da conta de luz.

Com isso, permanece inalterado o serviço de consulta por cadastro completo, com login e senha, tanto no site quanto no aplicativo.

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Alerta ao consumidor

A concessionária também alerta a seus clientes sobre a importância de jamais compartilhar dados pessoais em conversas telefônicas que não sejam realizadas pelos canais oficiais da empresa.

Caso haja dúvidas sobre a veracidade do contato, a verificação pode ser realidade pelo Call Center da empresa, no número 0800 701 3001.

A companhia orienta a seus clientes que, caso sejam vítimas deste golpe, registrem um boletim de ocorrência junto ao site da polícia civil e busquem o atendimento da empresa.

Ainda conforme a concessionária, todas as reclamações são enviadas à Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, para investigação.