Ícone do site Portal Norte

Contribuintes prioritários no Imposto de Renda: entenda os critérios

Quem são os contribuintes prioritários no Imposto de Renda entenda os critérios

Quem são os contribuintes prioritários no Imposto de Renda - Foto - Freepik

Os contribuintes prioritários no Imposto de Renda são aqueles que, por diversos motivos, têm preferência no recebimento da restituição.

Os critérios para ser considerado prioritário incluem situações como idosos, portadores de doenças graves, deficientes físicos ou mentais e contribuintes cuja renda principal seja proveniente de atividade rural.

Essa prioridade visa oferecer um suporte mais rápido e eficaz para aqueles que possuem necessidades especiais ou condições que exigem uma atenção diferenciada por parte da Receita Federal.

A Receita Federal iniciou a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 nesta quarta-feira (24), que totaliza R$ 8,5 bilhões em créditos.

Contribuintes prioritários no Imposto de Renda?

Este ano, a ordem de prioridade para a restituição do Imposto de Renda foi ajustada para incluir, de modo especial, os contribuintes do Rio Grande do Sul, além de continuar favorecendo idosos e professores como nos anos anteriores.

Dentro do grupo prioritário para o recebimento da restituição do IR, o contribuinte que aderir à declaração pré-preenchida estará logo abaixo dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; dos contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave; idosos entre 60 e 79 anos e idosos.

Como saber em qual lote vou receber a restituição do imposto de renda?

Para consultar a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e verificar se sua declaração já foi processada. Lá também é possível saber em qual lote a restituição será paga.

Basta informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile