O encontro da 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) e ocorre a partir deste domingo, 31, até o dia 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Chefes de Estado e representantes de mais de 190 países se reúnem sob o alerta de pesquisadores e ambientalistas de que as metas propostas para enfrentar o problema precisam ser mais ambiciosas para evitar consequências mais extremas das mudanças climáticas.  

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), as conclusões do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado em agosto, devem servir de alerta vermelho sobre o uso de energias fósseis.

Elaborado por 234 autores de 66 países, o estudo mostrou que, nos últimos 50 anos, a influência humana levou o planeta à trajetória de aquecimento mais rápida em 2 mil anos e já produziu uma temperatura média que supera o período pré-industrial em mais de 1 grau Celsius (°C). As consequências dessa variação média incluem a maior frequência de eventos extremos como ondas de calor e frio intensos, incêndios, temporais e ciclones.

As mudanças já provocadas no ambiente desafiam o principal compromisso internacional para conter o aquecimento global, o Acordo de Paris, que prevê desde 2015 que o aumento da temperatura até 2100 deve ser limitado a 1,5°C.

Integrante da equipe de especialistas responsável pelo IPCC, a vice-diretora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Suzana Kahn, explica que, mesmo quando as emissões forem reduzidas, levará décadas para que a temperatura do planeta comece a baixar, o que torna os próximos anos essenciais para atingir a meta em 2100.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

No Amazonas, mulher é sequestrada e executada em via pública

 

Brasileiros cruzam fronteira e fazem fila para abastecer na Argentina a R$ 3,10 por litro

 

VÍDEO: três acidentes de trânsito são registrados nesta madrugada de sábado, em Manaus

 

Corpo de homem é encontrado dentro de geladeira na Zona Leste de Manaus; veja vídeo

 

Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado