Em participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, nesta segunda-feira, 1º, o Brasil foi representado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sem a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro apresentou uma nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa. Em seu discurso, já admite que essa emissão, a “mais ambiciosa” já para 2030, tem o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

“Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26”, afirmou Leite.

____________________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: veja os discursos na abertura da COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas

COP 26: Brasil deve assinar novo acordo de proteção de florestas

COP26 alerta sobre cobranças ambiciosas para evitar mudanças extremas no aquecimento global

______________________________________

Porém, o ministro falou apenas em porcentagens e não apresentou de quanto deverá ser a redução real nas emissões dos gases de efeito estufa já para essa década.

Tanto o PL quanto a fala de Leite na COP26 se sobrepõe à atual meta de redução de emissões de gases do efeito estufa apresentada na ONU em 2020, quando os países renovaram as metas por eles mesmos estipuladas no Acordo de Paris, em 2015.

No dia 20 de outubro, um Projeto de Lei aprovado no Congresso também apresentou uma nova meta climática para o Brasil, anunciando redução de 43% nas emissões em 2025 e 50% em 2030.

Nesta renovação das metas à ONU, o Brasil foi um dos únicos países que retrocederam em sua meta, permitindo ao país chegar a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas de gases do efeito estufa a mais do que o previsto na meta original.

A emissão líquida do Brasil atualmente é de cerca de 1,6 bilhão de toneladas de gases – o país é o sexto maior emissor de gases do planeta. Os maiores emissores de carbono no país são o desmatamento, principalmente o ilegal, e a agropecuária. Juntos, os dois somam quase 70% das emissões totais do país. 

_______________________________

ACESSE TAMBÉM: 

As mais lidas do dia

VÍDEO: Em Manaus, jovens trocam chutes e socos em posto de combustível no bairro Alvorada II

 

Governo do AM e prefeitura de Novo Airão vão gastar quase R$ 2 milhões na construção do novo portal de entrada da cidade

 

Sorteio da ‘Nota Premiada Manaus’ distribuirá R$ 112 mil em prêmios nesta segunda-feira

 

Bombeiros confirmam sete mortes no desabamento em gruta em SP

 

Beneficiários nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial nesta segunda