A ministra de Energia Israelense, Kaine Elhannar, não pôde participar da conferência do clima por não ter conseguido acesso a reunião da cúpula na segunda-feira, 1º.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson, anfitrião do evento, fez um pedido de desculpas pessoalmente a Elhannar que disse ter aceitado.

Quando questionada sobre quem ela achava ser o responsável pelo problema, Elharrar, que sofre de distrofia muscular e usa cadeira de rodas, disse que não queria julgar. “Acabei de encontrar um problema”, respondeu.

“Em vez de lidar com energia verde, com colaborações entre países para combater as mudanças climáticas, promovi a acessibilidade”, continuou.

Johnson pediu ao primeiro-ministro israelense Naftali Bennett para convidar Elharrar para se juntar a eles em uma reunião na terça-feira, 2.

Bennett criticou duramente os organizadores da COP 26 pela falta de acessibilidade e ameaçou cancelar sua participação no evento.

O presidente da COP, Alok Sharma, disse repetidamente que uma conferência totalmente inclusiva era crítica para o sucesso da conferência do clima.

De acordo com um oficial que viaja com a delegação de Bennett para a Escócia, as autoridades israelenses passaram duas horas tentando colocar Elharrar no local da COP na segunda-feira, mas “devido ao fato de não ser totalmente acessível para cadeiras de rodas”, os esforços foram malsucedidos e a ministra não pôde entrar.

Elharrar viajou para o local da COP na comitiva do primeiro-ministro israelense na terça-feira e o acompanhou até a conferência.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Cadáver do sexo feminino é encontrado ensacado em avenida no bairro Compensa, em Manaus

 

Manaus terá 37 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira

 

Confira as 166 vagas de emprego para esta quarta-feira em Manaus

 

Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial nesta quarta

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões nesta quarta-feira