Em jogo tenso, o Flamengo derrotou o Athletico-PR por 2 a 0, nesta quarta-feira (12), na Arena da Baixada, em Curitiba, e está nas semifinais da Copa do Brasil 2023.

O primeiro gol foi contra, do volante Erick, aos 45′ do primeiro tempo.

Apesar de não ter tido uma grande atuação, Gabigol fez a diferença: marcou o segundo do Fla aos 48′ da etapa final, depois de ter um gol anulado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Rubro-Negro encara na próxima fase o Grêmio, que se classificou após uma disputa de pênaltis contra o Bahia, na Arena Grêmio.

O jogo de ida da semifinal está marcado para o próximo dia 26.

DÁÁÁÁÁÁ-LHEEEEEEE, MENGÃOOOO CLASSIFICADOOOO!!!!

Destaques da partida

O Mengão entrou em campo com a vantagem de precisar apenas de um empate para garantir a vaga nas semis, depois de ter vencido em casa.

Contudo, encontrou um Athletico-PR muito forte em casa, com muita intensidade no ataque, sem deixar espaços para o adversário.

Apesar de criar poucas oportunidades, o Fla deu a sorte de abrir o placar depois que o volante Erick tenta tirar a cabeçada de Arrascaeta, mas acaba mandando para o próprio gol, aos 45′.

O gol não abateu o elenco do Furacão, que seguiu pressionando no segundo tempo, porém, abriu mais o jogo e permitiu a equipe carioca avançar mais.

O clube paranense teve o triplo de finalizações: 28 contra 9. Contudo, o Fla foi mais efetivo, colocando nas redes três delas – sendo um gol anulado.

Esse gol foi marcado pelo camisa 10, que reclamou bastante da anulação por impedimento, ainda que o lance tenha sido exibido no telão do estádio.

Jogo foi tenso, com expulsões e reclamação por gol anulado – Foto: Gilvan de Souza/CRF/divulgação

A decisão foi tomada a partir de uma linha imaginária traçada no vídeo.

Já na etapa final, o Furacão teve uma das chances mais perigosas, quando Vitor Bueno chuta da entrada da área, Matheus Cunha defende, solta, e consegue se recuperar a tempo de pegar a bola, aos 12′.

Mesmo sem aparecer em campo, Gabigol foi decisivo para fazer o segundo do Mengão e sacramentar a vitória e classificação.

Nos últimos minutos, as duas equipes ainda se estranharam e o árbitro decidiu expulsar Gerson, do Fla, e Thiago Heleno, do Furacão.

Estreia

Ex-Atlético-MG, o volante Allan estreou com a camisa do Mengão no jogo desta quarta (12).

Depois de alguns impasses com o clube mineiro, o jogador teve a contratação confirmada na semana passada e foi apresentado oficialmente na última segunda (10).

Assista os gols da vitória do Flamengo, na Arena da Baixada:

ESCALAÇÃO

Athletico-PR

Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno* e Zé Ivaldo (Esquivel); Khellven (Madson), Fernandinho, Erick (Pablo) e Vitor Bueno; Canobbio (Cuello), Christian e Vitor Roque

Técnico: Wesley Carvalho

Flamengo

Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Victor Hugo (Allan), Thiago Maia (Léo Pereira), Gerson* e Éverton Ribeiro (Luiz Araújo); Arrascaeta e Gabigol

Técnico: Jorge Sampaoli

*Jogadores expulsos

Arbitragem

  • Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Kleber Lucio Gil (SC)
  • Quarto árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

RELACIONADAS

+ Flamenguista confessa ter atirado garrafa que atingiu Gabriela Anelli

+ Bruno Henrique está fora de jogo decisivo do Flamengo pela Copa do Brasil

+ Arturo Vidal assina com Athletico-PR e deixa o Flamengo

+ Brasileirão: Em briga direta no G4, Flamengo arranca empate do Palmeiras

Troca de provocações

A torcida do Furacão arremessou alguns biscoitos no gramado em direção ao camisa 10 do Fla, Gabigol, quando foi comemorar o primeiro gol do clube.

Em resposta, o jogador decidiu comê-los e exibiu a cena para as câmeras da transmissão.

Em outro momentos, a torcida também arremessou líquidos contra o atacante.

Não foi a primeira vez que Gabigol reagiu a provocações dos torcedores do Athletico-PR.

Ele já tinha feito declarações polêmicas sobre o gramado da Arena da Baixada, no jogo da quarta rodada do Brasileirão, quando o Mengão perdeu por 2 a 1.

Retorno à equipe

O camisa 10 do Flamengo ficou fora dos dois últimos jogos, devido a uma torção no tornozelo sofrida no gramad do Maracanã.

Recuperado, o craque fez o 151º gol na carreira, dentre os quais, nove foram contra o Athletico-PR, vestindo a camisa do Flamengo.

Gabigol comemora a classificação ao lado do goleiro Matheus Cunha:

Silêncio em protesto

Em protesto ao primeiro gol de Gabigol que foi anulado, que seria o segundo do Rubro-Negro, a diretoria de futebol do Flamengo proibiu a realização de entrevistas.

A assessoria do clube confirmou que nenhum jogador falaria no campo, nem na zona mista.

O técnico Jorge Sampaoli também não foi liberado a participar da entrevista coletiva.

A decisão segue a linha do posicionamento do Palmeiras, que ‘comprou’ uma briga com a CBF com relação à arbitragem.

Próximo jogo: Fla-Flu e folga

Vice-líder do Brasileirão 2023 com 26 pontos, O Mengão volta a campo no domingo (16) para o duelo contra o Fluminense, pela 15ª rodada do campeonato.

O Fla-Flu será realizado no Maracanã, às 16h (de Brasília), com o Tricolor como mandante.

Após o clássico, o Rubro-Negro terá uma semana sem compromissos, quando serão disputados os jogos de volta da Sul-Americana 2023, e só retorna no dia 22.

O jogo contra o América-MG também será realizado Maraca, às 16h (de Brasília), válido pela 16ª rodada.

Athletico-PR no Brasileiro

Já o Furacão enfrenta o Bahia – eliminado pelo Grêmio nas quartas – neste domingo (16), às 18h30 (de Brasília), na Arena da Baixada.