O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (16), no Morumbi, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil e avançou para a final da competição.
O gol da noite foi marcado por Arrascaeta, de pênalti. Na partida de ida, em Portal Alegre, o rubro-negro já havia registrado uma vitória por 2 a 0.
Com isso, o Flamengo chega a mais uma final em 2023 mesmo enfrentando momento turbulento nos bastidores, após episódios de agressões envolvendo jogadores e comissão técnica e eliminação na Libertadores.
+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp
+ Envie esta íntegra no seu Telegram
O jogo
Com vantagem de dois gols a favor, o Flamengo entrou confortável. O Grêmio foi melhor na primeira etapa, mas sem dominar o jogo.
O Tricolor Imortal levou perigo em chegadas de Bitello e Suárez, que pararam em Matheus Cunha, e também com Rodrigo Ely.
Do lado do Rubro-Negro, Bruno Henrique, Arrascaeta e Victor Hugo levaram trabalho a Gabriel Grado. Mesmo assim, a partida foi zerada ao intervalo.
Já na segunda etapa, o time de Renato Gaúcho começou no mesmo estilo.
Aos 24, porém, o VAR entrou em ação, pegou um toque na mão do zagueiro Rodrigo Ely, dentro da área.
O árbitro Braulio da Silva Machado marcou o pênalti, cobrado por Arrascaeta, e aos 28′, o Flamengo fez o gol da vitória.
Dez minutos depois, Ely até conseguiu empatar a partida, de cabeça, após cobrança de falta na área. O assistente, porém, assinalou corretamente o impedimento do jogador.
Bastou ao Flamengo administrar a boa vantagem do placar agregado, e o Rubro-Negro chegou à final da Copa do Brasil contra o São Paulo, de Dorival Júnior.
Jogo da final
A final da Copa do Brasil será entre o atual campeão Flamengo e o São Paulo, que busca a inédita conquista, nos dias 17 e 24 de setembro.
Pela primeira vez na história, os jogos decisivos vão ocorrer em domingos, novidade da edição de 2023
As partidas marcam o grande reencontro entre Dorival Júnior e o Flamengo, campeões da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022.
Os mandos de campo serão definidos em sorteio realizado pela CBF, ainda sem agendamento.
Escalações
FLAMENGO 1 x 0 GRÊMIO
- FLAMENGO – Matheus Cunha; Varella (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Pulgar (Allan), Gerson, Victor Hugo (Thiago Maia) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Luiz Araújo). Técnico: Jorge Sampaoli.
- GRÊMIO – Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Bitello (Besozzi), Carballo (Pepê) e Cristaldo (João Pedro Galvão); Ferreira (Iturbe) e Luís Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
Ficha técnica
- GOL – Arrascaeta, aos 28 minutos do segundo tempo.
- ÁRBITRO – Bráulio da Silva Machado (SC).
- CARTÕES AMARELOS – Luiz Araújo, Pulgar, Gerson e Fabrício Bruno (Flamengo) e João Pedro, Villasanti, João Pedro Galvão, Reinaldo, Suárez e Rodrigo Ely (Grêmio).
- RENDA – R$ 8.774.612,50.
- PÚBLICO – 60.112 pagantes (65.310 pagantes).
- LOCAL – Maracanã, no Rio.
RELACIONADAS
+ Copa do Brasil: Mengão e Grêmio disputam vaga na final
+ Flamengo: Sampaoli tem futuro incerto e aposta na Copa do Brasil