Em dias de jogos da seleção do Brasil na Copa do Catar, o expediente será reduzido em instituições estaduais do Amazonas e nas instituições da prefeitura de Manaus.

A suspensão parcial foi divulgada pelo Governo estadual e municipal no dia 11 de novembro.

No terceiro jogo da seleção, o atendimento dos órgãos públicos do Estado será até às 12h; e da prefeitura até às 13h.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Horários alterados para Copa do Catar

Durante os dias de jogos, os hospitais e as fundações de saúde funcionarão para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas. Algumas delegacias da capital também estarão atendendo em regime 24h.

Na área da saúde, as unidades que atendem com consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, funcionarão em horário especial.

Nesta sexta-feira (2), o expediente será das 7h às 13h.

RELACIONADAS

Copa do Catar: saiba como irá funcionar o comércio em Manaus

Copa do Catar: Neymar pode superar Pelé na artilharia da seleção brasileira

+ Tabela da Copa 2022: acompanhe jogos e classificações

Urgência e emergência

Durante os dias de jogos, os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) estarão funcionando normalmente.

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade.

Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão funcionando normalmente.

O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

No interior, todos os 61 municípios têm unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajós, localizada na avenida Brasil, nº 1.335, no bairro Compensa, zona Oeste, funcionarão normalmente, em regime de 24 horas.

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito, que atua no atendimento de mortes por causas naturais ocorridas em domicílio, irá funcionar das 8h às 18h, pelo número (92) 98842-8437.

A Clínica da Família Carmem Nicolau, na rua Santa Tereza, s/nº, no bairro Lago Azul, zona Norte, funcionará até as 19h, ofertando os serviços de saúde da Atenção Primária e também como referência para profilaxia da raiva humana.

As demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) encerrarão o expediente às 13h.

Serviços oncológicos

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o serviço de Oncologia Clínica irá funcionar normalmente a partir das 7h30.

As consultas médicas com oncologistas clínicos funcionarão com os horários agendados e informados aos pacientes. O serviço de Quimioterapia também irá funcionar a partir das 7h.

O ambulatório da FCecon vai operar em horário diferenciado, abrindo às 7h e encerrando as atividades às 11h.

Entre os serviços que irão operar em horário diferenciado estão o setor de curativos, marcação de consulta, abertura de prontuário, serviço social, fisioterapia e odontologia.

As consultas com médicos radioterapeutas e os tratamentos de Radioterapia funcionarão até às 11h, na segunda-feira.

O Laboratório de Análises Clínicas inicia as coletas agendadas às 6h30 e finaliza o atendimento administrativo às 11h.

Hemocentro

A coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) funcionará normalmente durante os dias de jogos, das 7h às 18h.

As consultas e exames agendados para o período da manhã nas datas de jogo do Brasil estão mantidas.

As consultas previamente marcadas para o período da tarde foram remarcadas e os pacientes já foram avisados.

O serviço de emergência e internação para os pacientes do Hemoam funcionará 24h.

Segurança

Durante os jogos do Brasil, a SSP-AM irá atuar por meio do Centro Integrado de Operações (Ciops), durante 24 horas, com atendimento emergencial da população pelos telefones 190 e 193.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) irá operar com as seguintes delegacias, em regime de plantão 24h: As Centrais de Flagrante, 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

PAC

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da Secretaria Adjunta de Direitos da Pessoas Idosa (Seadpe) e da Secretaria de Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) funcionarão até às 11h.

A Sejusc destaca que o serviço de atendimento Emergencial de Apoio à mulher (Sapem) Centro-Sul e a Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante (CAANP) funcionarão normalmente.

Detran-AM

As pessoas que estão com serviços agendados no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) na segunda-feira (28), e no dia 2 de dezembro, no período da tarde, terão os agendamentos remarcados, por conta da interrupção no atendimento nos dias e horários de jogos da Seleção Brasileira, conforme decreto governamental.

Serão remarcados os agendamentos previstos a partir das 11h da segunda-feira. A mudança vale tanto para Manaus quanto para o interior.

As pessoas com agendamento para serviços de veículos ou de habilitação, nesses dias e períodos, terão uma semana para comparecer, no mesmo horário, ao local agendado.

Para quem tem prova de legislação, basta ligar para a Controladoria Regional de Trânsito (CRT) no número (92) 3643-0062 e remarcar o exame teórico ou esperar o contato da CRT com as opções de nova data.

Educação

As aulas nos turnos vespertino e noturno da rede estadual de ensino estarão suspensas nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto irá promover a compensação das horas normais de ensino, conforme estabelece o dispositivo no artigo 3º da Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949, se houver necessidade.