Em ano de Copa do Mundo, historicamente os fabricantes de TVs aumentam as produções diante da demanda que busca um novo equipamento para acompanhar 30 dias de futebol com as melhores seleções do mundo.

Este ano, apesar de pandemia, economia a passos lentos e redução de IPI, a expectativa é de alta entre 6% a 8% na fabricação de aparelhos no Polo Industrial de Manaus (PIM), segundo o Centro da Industria do Estado do Amazonas (Cieam).

Na Copa de 2018, em termos de faturamento, o mercado de televisores cresceu 23% na comparação com 2017, enquanto a produção no mesmo período subiu 6%, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletro Eletrônicos (Eletros).

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A empresa Samsung está otimista com as vendas de aparelhos de TV e já tem em seus lançamentos produtos para incentivar os torcedores a adquirirem novos equipamentos.

“Assim como uma imagem de alta qualidade nos modelos de TVs, com destaque para as linhas QLED e NEO QLED, a experiência sonora proporcionada pela tecnologia presente nos modelos de soundbars também ajudam a transmitir o máximo de emoção, como se o usuário estivesse no estádio de futebol. A Samsung terá, ao longo deste ano, diversas novidades e atualizações em seu portfólio”, comentou Thais Meglior, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil.

IPI

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou um decreto no mês de feverereiro que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% para a maioria dos produtos. 

Na quarta-feira, 9, após reunião em Brasília com o presidente, o ministro da economia, Paulo Guedes, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, o governador Wilson Lima (PSD) disse que o governo federal garantiu que vai reeditar o decreto publicado e que dá desconto no IPI.

Segundo o presidente da Cieam, Wilson Périco, essa redução estipulada no decreto de fevereiro não ajuda nas vendas de televisores.

“Todos os televisores produzidos no país são produzidos em Manaus.  As indústrias instaladas na ZFM tem isenção do IPI, ou seja, esse decreto não trará nenhuma redução de custos/ preços para os produtos produzidos na ZFM. Na verdade, esse decreto trouxe um fator negativo que é a redução desse IPI para produtos importados, que não geram empregos no Brasil e competem diretamente com os produtos produzidos no país”, declarou. 

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Dados 

Segundo a Eletros, em 2021 ocorreu a maior queda de vendas de televisores no Brasil, de 15,8%.

A baixa nas compras no passado aconteceu principalmente por conta da alta da inflação.

Na última Copa, em 2018, o faturamento do mercado de televisores como um todo cresceu 23%, em comparação com 2017, enquanto a produção no mesmo período subiu 6%, considerando dados da Eletro.

Em 2019 foram produzidas 12,7 milhões de TVs, contra 12,1 milhões em 2010.

Em 2012, ano da Olimpíada de Londres, foram 14,3 milhões de televisores produzidos no país.

A maior venda de TVs no Brasil ocorreu no ano em que o país sediou o campeonato, em 2014, com cerca de 15 milhões de TVs produzidas.

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