A Coreia do Norte confirmou nesta segunda-feira, 31, que lançou um míssil balístico Hwasong-12. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A arma é a mesma que o país ameaçou atingir o território norte-americano de Guam.

O lançamento do míssil balístico de alcance intermediário (IRBM) foi relatado pela primeira vez pelas autoridades sul-coreanas e japonesas. 

Foi o sétimo teste realizado pela Coreia do Norte este mês e a primeira vez que um míssil com capacidade nuclear desse tamanho foi lançado desde 2017.

________________________

RELACIONADAS

Lançamento de míssil pela Coreia do Norte será discutido pela ONU

Coreia do Norte testa lançamento de novo míssil antiaéreo

+ Coreia do Norte diz ter testado maior míssil hipersônico do mundo

________________________

Preocupação 

Os Estados Unidos estão preocupados que os crescentes testes de mísseis da Coreia do Norte possam ser precursores da retomada dos testes de armas nucleares e mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs). 

Com isso, os EUA prometeram uma resposta não especificada “destinada a mostrar nosso compromisso com nossos aliados”, disse uma autoridade graduada dos EUA a repórteres em Washington.

Coreia do Sul

A Coreia do Norte tem dito que está aberta à diplomacia, mas que as propostas de Washington são prejudicadas por seu apoio a sanções e exercícios militares conjuntos e acúmulo de armas na Coreia do Sul e na região.

Por sua vez, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse que a recente enxurrada de testes de mísseis norte-coreanos lembra o aumento das tensões em 2017. 

Ele se referiu à época que a Coreia do Norte realizou vários testes nucleares, lançou seus maiores mísseis e atraiu ameaças de “fogo e fúria” dos Estados Unidos.

___________________________

 

 

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

 

image

 
 

image

 
 
 

image

 
 
 

image

 
 
 

image