Uma operação da Polícia Civil e Militar do Maranhão resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de formação de milícia armada no município de Fernando Falcão, no interior do estado. Entre os detidos está um coronel da reserva da Polícia Militar do Tocantins, Deroci Putencio de Sousa.

As investigações iniciaram após denúncias de moradores e fazendeiros da região, que relataram a presença de homens armados e desconhecidos atuando como seguranças em uma fazenda local.

As denúncias também indicavam que os indivíduos realizavam blitzes e abordagens ilegais na região.

Diante das denúncias, a 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda iniciou um levantamento e descobriu que alguns dos seguranças da fazenda eram, na verdade, policiais militares dos estados do Tocantins do Pará e do Maranhão.

No último domingo (7), policiais civis, com apoio da Força Tática da Polícia Militar, deflagaram a operação e prenderam em flagrante o fazendeiro responsável pela contratação dos seguranças, o coronel Deroci Putencio e os demais indivíduos.

No momento da prisão, o coronel da reserva resistiu a abordagem policial se recusando a entregar uma faca e uma arma. Ele chegou a lutar com policiais civis, mas foi detido.

Durante a operação, foram apreendidas oito armas de fogo, uma grande quantidade de munições e aparelhos celulares.

Após os procedimentos legais, o coronel preso e demais indivíduos foram encaminhados para a penitenciária localizada na região de Barra do Corda.

Os 10 indivíduos presos são acusados de formação de milícia armada. Além disso, o Coronel Deroci Putencio também responde por resistência à prisão.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.