Familiares e amigos se despedem do poeta e escritor Thiago de Mello desde as primeiras horas do velório dele, nesta sexta-feira, 14, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus.

Ele faleceu aos 95 anos de causas naturais pela manhã.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Para o filho Thiago Thiago de Mello, a vida do pai é o mais importante a se falar neste momento.

“Ele teve uma vida de comprometimento com a palavra falada e escrita. E uma fé inabalável em crenças místicas de que a arte, a cultura e a poesia geram o desenvolvimento social e humano. E ele fez isso com muito rigor ao longo de toda a vida”, disse Thiago 

Thiago lembrou que o pai tinha 70 anos de produção literária, com o primeiro livro lançado ainda em 1951. 

“Através de suas obras, em termo de legado, meu pai elevou a palavra e a poesia a um lugar que está comprometido com a crença em uma sociedade melhor. Com a crença na liberdade e solidariedade entre os homens, e no gesto de afeto e ternura entre os seres humanos. E ele fez isso como uma missão a cada dia”, concluiu. 

Tenório Telles

Amigos há mais de 30 anos, o escritor e também poeta Tenório Telles disse que a morte de Thiago está sendo muito triste para a cultura brasileira. 

“Nós perdemos um dos autores mais importantes desse país. Um homem que elegeu a liberdade e a vida como temas da sua poesia. E, principalmente, um ser humano comprometido com as grandes causas como a justiça social”, lembrou.

Para Tenório, o mais importante é que a obra de Thiago de Mello ficará como o seu legado de testemunho. 

“E nós que convivemos com ele, sentimos esse momento. Mas sabemos que a sua poesia ficará alegrando os jovens e inspirando as pessoas”, ressaltou Telles. 

Dori Carvalho

 

Outro amigo do poeta há mais de 40 anos, o escritor Dori Carvalho disse que a perda de Thiago representa um momento triste para a arte local. 

“A gente já vinha perdendo o Thiago ao longo dos últimos anos. Mas agora veio essa terrível notícia. Ele era uma força, uma energia. Era uma pessoa muito compatível e destemida. Um poeta de alta grandeza, que nos deu tantos poemas belos, fortes e cheios de esperança. É lamentável”, afirmou.   

___________________________________

RELACIONADAS

‘A sua voz se cala, mas os seus poemas falarão eternamente’, diz Tenório Telles sobre partida de Thiago de Mello

Velório do poeta Thiago de Mello será no Palácio Rio Negro em Manaus

___________________________________

Política 

A secretária nacional da Mulher do PCdoB e ex-senadora Vanessa Grazziotin também participou das homenagens a Thiago de Melo. 

“O Thiago era um ícone, ele era um exemplo melhor do nosso Estado como escritor e poeta premiado. E acho que até pouco homenageado por suas obras”, declarou.

Para Vanessa, o que marca as poesias de Thiago era a esperança transmitida.

“Ele era alguém que não se conformava com essa sociedade injusta e transformava a luta mais leve através da sua escrita”, destacou. 

Enterro

O corpo do poeta Thiago de Mello será sepultado na manhã deste sábado, 15, às 10h30, no Cemitério São João Batista, Zona Centro-Sul de Manaus.

Veja imagens do velório: 

 

 

 

_______________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS