A partir desta quinta-feira (1º), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, o CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não tenham tais documentos, o número do passaporte.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras formas de interatividade na entrega.
Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.
________________________________________
RELACIONADAS
+ Identificação dos remetentes nos pacotes nacionais será exigida pelos Correios
+ Correios decidem manter preços de encomendas nacionais e internacionais
________________________________________
Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como já ocorre no caso de remessas internacionais.
Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já exige que, nas encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.
Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS