No primeiro trimestre de 2023, 188,3 milhões de brasileiros com 5 anos ou mais, representando 93,9% da população, haviam tomado pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2023, 88,2% da população de 5 anos ou mais tinham completado o esquema primário de vacinação contra a covid-19.

Além disso, entre as pessoas com 18 anos ou mais, 92,3% tomaram duas doses ou mais, enquanto para a população de 5 a 17 anos, esse percentual foi de 71,2%.

No entanto, 3,4% dos adultos de 18 anos ou mais não tinham tomado nenhuma dose da vacina até o momento da pesquisa.

Em comparação, o percentual de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que não haviam recebido nenhuma dose foi de 14,8%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de internados por covid-19 foi maior entre os não vacinados.

Não vacinados

Os dados mostraram que entre as pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina ao contrair covid-19 pela primeira vez, 5,1% precisaram ser internadas.

Para aquelas que receberam uma dose, a taxa de internação caiu para 3,9%. Entre as pessoas que tomaram duas doses ou mais, apenas 2,5% necessitaram de internação, indicando que a vacinação reduz a gravidade da doença e diminui a necessidade de hospitalização.

Distrito Federal

A pesquisa apontou que o Distrito Federal foi a segunda unidade da federação que teve a maior porcentagem de pessoas vacinadas.

Os resultados indicam que, proporcionalmente, mais mulheres do que homens estavam em dia o esquema de vacinação.

Especificamente, 68,3% das mulheres declararam ter tomado todas as doses recomendadas da vacina, enquanto entre os homens esse percentual foi de 66,7%.

A média nacional de população totalmente protegida contra o coronavírus foi de 58,6%.