O Governo do Amazonas resolveu voltar atrás e decidiu retomar a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades.  O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 17, pelo secretário de Sáude do Amazonas, Anoar Samad, e pela secretária municpal de Saúde, Shádia Fraxe, durante entrevista coletiva.

A imunização dessa faixa etária havia sido suspensa na quinta-feira, 16, após orientação do Ministério da Saúde (MS). A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos será retomada no sábado, 18.

Anoar Samad informou que a decisão foi tomada após reunião extraordinária da Comissão de Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB) realizada nesta sexta.

“Por unanimidade, pactuamos, assim como outros 21 estados, continuar a vacinação dos adolescentes sem comorbidades no Amazonas. Temos disponibilidade de doses, a vacina é segura e foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência emitiu nota de que não há contraindicação para aplicação da vacina em adolescentes sem comorbidades. Precisamos continuar a vacinação, porque a maior arma contra a Covid-19 é a vacina”, disse Samad.

De acordo com Shádia Fraxe, Manaus votou a favor da continuidade da imunização dos adolescentes levando em conta que 71% da população de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose. Ainda de acordo com ela, Manaus tem vacina disponível para imunizar cerca de 80% da população desta faixa etária.

___________________________________

RELACIONADAS

+ ‘Avanço da vacinação no Amazonas reduz chance da 3ª onda da Covid’, diz Fiocruz

+ Amazonas acata decisão federal e suspende vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades

+ Ministério da Saúde suspende vacinação para menores de 18 anos de idade

___________________________________

Outro ponto levado em consideração para a manutenção da vacinação foi o avanço da variante Delta, já que o público jovem já retornou às aulas presenciais.

O imunizante aplicado continuará a ser o do laboratório Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Anvisa para esta faixa etária no Brasil.

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia