O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), escolheu na tarde desta quarta-feira (21) o senador Rogério Carvalho (PT-SE) para a relatoria do colegiado.
“Para que a gente possa ter uma investigação totalmente isenta de pessoas ligadas a Alagoas, eu vou indicar o Senador Rogério Carvalho como Relator da CPI”, disse Aziz.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do pedido para a CPI, ficou insatisfeito com a escolha e abandonou a Comissão.
“Nós não vamos aceitar, porque essa designação, lamentavelmente, é prejudicial aos interesses do nosso estado. E, portanto, mesmo tendo criado a CPI, mesmo tendo estabelecido o fato determinado, mesmo tendo coletado assinatura por assinatura, eu deixo esta Comissão Parlamentar de Inquérito exatamente, Presidente Omar, e respeito a sua decisão, por não concordar com o encaminhamento da relatoria”, destacou Calheiros.
“Em função da decisão e da designação do Senador Rogério Carvalho pra ser o Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, eu evidentemente que não concordo, não concordarei e não vou concordar com os prejuízos a Alagoas. Eu sou Senador e, como Senador, eu teria legitimidade maior ainda para defender os interesses do estado”, concluiu.
A reunião teve início por volta das 16h e durou apenas 30 minutos.
Veja na íntegra: