A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (US Customs and Border Protection) informou, esta semana, que creceu 6,5 vezes o número de brasileiros que tentaram entrar de forma ilegal no país.  

Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, 46.410 imigrantes do Brasil foram deportados contra 7.161 no período anterior.

A maioria dos brasileiros tentou entrar pelas fronteiras do Arizona (28.538) e da Califórnia (14.266). Mais da metade viajava em família (34.636) e há registro de cinco menores detidos pela imigração.

Desaparecidos e mortes  

Após tentar entrar legalmente nos Estados Unidos, e terem o visto negado duas vezes pelas autoridades do país, o casal de brasileiros Daniel Mourão Almeida, 31, e a operadora de telemarketing Raiane Samira dos Santos, 23, estão há seis meses desaparecidos ao se arriscar na travessia pelo México para os EUA neste ano. 

O último contato do casal com a família foi no dia 12 de março, quando os dois fizeram uma chamada de vídeo de um hotel da cidade mexicana de Tijuana. A ligação foi pouco antes que eles pegassem um barco, com outras oito pessoas, para cruzar a fronteira durante a noite.  

Daniel e Raiane não foram os únicos brasileiros a se arriscar na travessia para os Estados Unidos. No último dia 15, agentes encontraram o corpo da técnica de enfermagem Lenilda dos Santos, 49, no deserto de Deming, no estado norte-americano do Novo México. 

Proveniente de Rondônia, ela morreu ao ser abandonada, sem água e comida, pelo grupo que cruzava para os Estados Unidos a pé.

RELACIONADAS

Jovem morde e arranca orelha de namorado, durante discussão

Jovem que assassinou ex-namorado durante sexo ganha regime semiaberto

Ex-namorado de assistente de palco do Programa do Ratinho é preso após denúncia de agressões

___________________________________

De acordo com o presidente do Colibrí Center for Human Rights,  explica Jason De León, há uma organização que atua na busca pelos desaparecidos na região. 

“O aumento de deportações, não apenas de brasileiros, é reflexo de uma combinação de vários fatores. Muitas pessoas pensaram que, depois do governo [de Donald] Trump, ficaria mais fácil cruzar a fronteira e pedir asilo, o que não aconteceu”,.

Na semana passada, o governo de Joe Biden realizou a deportação em massa de milhares de haitianos que tentavam atrasar para os Estados Unidos.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em julho recebem nesta terça o auxílio emergencial

 

Programa ‘Crédito Caixa Tem’ vai oferecer empréstimos de R$ 300 a R$ 1 mil

 

Nove pessoas são presas durante a operação ‘Mão de Ferro’ em Manacapuru-AM

 

Termina nesta quinta-feira o prazo para MEIs regularizarem dívidas de impostos

 

Operação ‘Discount Fake’ prende 12 pessoas por furto mediante fraude em Presidente Figueiredo-AM