Gustavo tem 8 anos e ainda está no ensino fundamental,  a diferença é que mesmo com a pouca idade, ele toca violão, guitarra, teclado, ukelele e baixo, e ainda se arrisca em bateria e gaita.

O menino sabe praticamente todas as músicas dos Beatles, instala sistemas operacionais em computadores e é o brasileiro mais jovem a fazer parte de um ‘clube de gênios’, a sociedade internacional de pessoas com alto quociente de inteligência (QI).

O pequeno já tem promessa de uma bolsa de estudos na Logos University International (Unilogos), nos Estados Unidos.

A mãe de Gustavo, Luciane Saldanha, contou que em 2018, aos 5 anos, Gustavo aprendeu a cantar cinco músicas dos Beatles para a apresentação do Dia das Mães na escola, “ele decorava rapidamente as letras, mesmo sem saber inglês”, disse a mãe.

 

Arquivo pessoal – Gustavo, de 8 anos de idade é o caçula brasileiro do Clube de Gênios

No início da pandemia, a escola cancelou as atividades presenciais e o que parecia um caminho para o tédio acabou sendo uma oportunidade para descobrir uma nova paixão: a tecnologia.

 

“Em pouco tempo, meu filho já estava apaixonado pelas plataformas de reunião, como Zoom e Google Meet. Começou até a mexer nos sistemas operacionais e a transformar Windows em Mac, mas curtir o desenvolvimento na tecnologia nessa velocidade? Estava estranho.”

 

Depois de 5 dias de testes on-line, os especialistas descobriram que ele tinha um QI elevado: alcançou 99 de percentil de acertos no WAIS III.

Seu desenvolvimento chamou a atenção do neurocientista Fabiano de Abreu, membro do ‘clube de gênios’.

“A Mensa Brasil não aceita crianças, então, recomendei aos pais do Gustavo que submetessem a candidatura do filho à Mensa International”, conta o especialista.

 

Para ser aprovado, é preciso demonstrar o percentil mínimo de 98 na avaliação WAIS III.

A brasileira Laura Buchelle, de 9 anos, era a  mais nova a conseguir atingir essa marca, agora Gustavo tornou-se o “caçulinha” do Brasil no clube de alta inteligência.

 

“São crianças fantásticas, que fazem o que muitos adultos não conseguem fazer”, diz Abreu.

 

“Meu filho é fascinado pelos bastidores das novelas e dos jornais. Tem dia em que ele acorda e já coloca terno e gravata para ficar em casa”, diz Luciane.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Manaus terá 37 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira

 

Cadáver do sexo feminino é encontrado ensacado em avenida no bairro Compensa, em Manaus

 

Confira as 166 vagas de emprego para esta quarta-feira em Manaus

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 65 milhões nesta quarta-feira

 

Beneficiários nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial nesta quarta