A redução de 8% nos casos de roubo a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, foi registrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da pasta e são referentes ao primeiro bimestre de 2023, comparado ao igual período do ano passado.
As estatísticas mostram, ainda, que esse foi o período dos últimos dois anos com o menor número desse tipo de crime.
Segundo a SSP-AM, as reduções são reflexos do trabalho integrado entre as forças de segurança.
Ainda conforme a pasta, os roubos aos ônibus passaram a ser monitorados por um ponto focal liderado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
Monitoramento roubo a ônibus
O secretário da Seaop, Coronel César Andrade, destacou que a partir deste monitoramento são definidas as estratégias para conter crimes de roubo a ônibus e outros.
“A partir daí, sugerimos melhores ações e operações, focando nos horários, locais e dias da semana com maior possibilidade de se efetuarem as prisões dos infratores”, informou o coronel.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Coronel Vinícius Almeida, o posicionamento estratégico dos policiais do Serviço Estra Gratificado (SEG), também contribui para a redução.
Ainda segundo a PMAM, os militares, foram posicionados em localidades, onde era grande a incidência de roubo a ônibus.
“Além do acompanhamento junto a SSP-AM mês a mês sobre os índices de roubos a ônibus. Destacar também as prisões de quadrilhas, efetuada pela Polícia Civil”, reforçou o Comandante Geral.
RELACIONADAS
+ Homem é preso suspeito de estupro, estelionato e roubo em Manaus
+ Bar é assaltado mais de 40 vezes e sofre roubo novamente em Manaus
+ Blogueiro é preso suspeito de praticar roubos em Manaus
Planejamento e ações
Além das ações ostensivas, a SSP-AM realiza periodicamente uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate.
As ações definidas no encontro consideram o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências.
A SSP-AM reforça a importância da população denunciar, por meio do Disque 181, as práticas criminosas.