A Hyundai Caoa divulgou os preços de seus novos modelos no Brasil. O principal lançamento, conforme o Jornal do Carro, é o crossover Kona, que chega em versões híbrida (HEV) e 100% elétrica (EV).

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A dupla está em pré-venda e, agora, tem os valores confirmados: o Kona Hybrid custa R$ 209.990 e o Kona Electric sai por R$ 289.990.

Contudo, o crossover compacto importado pelo grupo Caoa chegará ao País só no início do 2º semestre.

Mesmo com segunda geração já revelada lá fora o Hyundai Kona chega ao Brasil para concorrer com modelos como Corolla Cross Hybrid e o primo Kia Niro, por exemplo.

Entretanto, em tamanho, tem porte de SUV compacto, como o VW T-Cross.

O crossover estreou na Coreia do Sul em 2017 e é o primeiro carro a bateria da Hyundai no País.

Sobre as versões, o Kona Hybrid combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e outro a gasolina, como no Niro.

O 1.6 GDI de injeção direta gera 105 cv de potência e torque de 15 mkgf.

O motor elétrico, por sua vez, desenvolve 43,5 cv e 17,3 mkgf.

O conjunto híbrido entrega 141 cv e torque máximo de 27 mkgf com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Hyundai Kona elétrico híbrido
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

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Kona
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

Nota A

Nos testes do Inmetro, o novato conseguiu nota “A”.

Conforme números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), tem consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade (com gasolina).

Desse modo, o Kona Hybrid é mais econômico que o Toyota Corolla Cross híbrido flex, com médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na ordem.

Com 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Kona aposta também na boa lista de equipamentos para conquistar a clientela.

O SUV compacto tem duas telas de 10,25 polegadas (iguais às do Hyundai Creta), que servem como painel de instrumentos e multimídia, que tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

O crossover também vem de fábrica com faróis full LEDs, Head-Up display e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com alerta de colisão frontal.

O pacote de recursos semiautônomos tem assistente de saída e manutenção de faixa, há sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, além de sete airbags.

Hyundai Kona elétrico híbrido
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

Elétrico

Com preço próximo ao de outros elétricos à venda por aqui, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, por exemplo, o Kona Electric tem propulsor dianteiro com potência equivalente a 136 cv. São 40,3 mkgf de torque máximo.

O conjunto inclui pacote de bateria com capacidade de 39,2 kWh.

De acordo com o Inmetro, gera 252 km de autonomia total.

Cabe ressaltar que, em tamanho, o modelo equivale ao Peugeot e-2008 (R$ 30 mil mais barato).

Das portas para dentro, o Kona Electric vem com freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O interior vem em tons preto e cinza (só preto, no híbrido).

A central multimídia e o quadro de instrumentos também têm 10,25″ cada. No mais, a lista segue o modelo híbrido.

Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

Design moderno, mas já desatualizado

Tanto o Kona híbrido quanto o elétrico têm o mesmo visual e o mesmo porte.

As diferenças ficam por conta dos detalhes.

A grade é fechada (é lá que fica o bocal de recarga, aliás) no modelo alimentado por baterias, por exemplo, e a parte debaixo do para-choque é mais lisa.

Ademais, as rodas também diferem.

Mas o visual é basicamente o mesmo. Entretanto, por dentro, o Kona EV é mais tecnológico e descarta a alavanca de câmbio.