A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) divulgou, nesta terça-feira (28), que a Política Nacional de Apoio à Cultura (PNAB) vai investir R$ 36 milhões no DF até 2027.

Ainda nesta terça-feira, a Secretaria também divulgou o resultado da segunda consulta pública referente às necessidades da cultura do estado. Nos formulários enviados, os participantes elencaram as ações que necessitassem de mais investimento.

Ações

Entre as ações vistas como prioritárias para receber recursos, os participantes elegeram a aquisição de bens culturais, a manutenção de espaços culturais, além de outras. Ao todo, a consulta pública coletou 46 respostas.

Deste total, 24 respostas (52%) focaram na prioridade de investimento em ações de fomento cultural e atividades ligadas à categoria. Já outras 18 respostas (39%), direcionaram o foco para o subsídio e a manutenção de espaços culturais.

Diálogo com a comunidade cultural

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes afirma que a consulta pública é uma ponte que possibilita o diálogo com a comunidade cultural do DF. Além disso, ele diz que “a participação ativa da comunidade cultural é essencial para que o PNAB 2024 atenda as necessidades e desafios enfrentados pelos artistas do DF”.

Ademais, as informações coletadas nos formulários vão servir de base para a formulação do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Após a elaboração, o mesmo será encaminhado ao Ministério da Cultura até 31 de maio de 2024.

Leia mais: GDF: Ibaneis anuncia a contratação de mais médicos para a rede pública