Inicia nesta segunda-feira, 6, a Cúpula das Américas que reunirá líderes de todo o continente.
A reunião, prevista para durar até o dia 10 de julho, é sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o governo do país teve a atribuição de escolher os convidados para o evento.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite deste domingo, 5, provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de alguns líderes ainda é incerta.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que só participaria da reunião se todos os países do hemisfério ocidental fossem convidados.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), deve viajar à Califórnia para participar da cúpula e reunir-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, entre os dias 6 e 10 de junho.
Nos eventos oficiais, algumas pautas devem ser priorizadas nas discussões entre os líderes e ministros, em especial sobre o tema do evento: “Construindo um futuro sustentável, resiliente e igualitário”.
Os cinco pilares das discussões estabelecidos pelos EUA são: Saúde e Resiliência nas Américas, Futuro Verde, Aceleração da Transição para Energia Limpa, Transformação Digital e Governança Democrática.
________________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS