Devido ao adiamento do da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), para 18 de agosto, os candidatos em Roraima têm uma oportunidade para aprimorar sua preparação. Por isso, um curso gratuito vai oferecer conteúdos extras, que vão desde a revisão de conteúdos fundamentais até aprofundamento de assuntos em áreas específicas do exame.
Fernando Mesquita, mentor do Qconcursos, comenta sobre o adiamento.
“Agora são dois meses e meio até a prova para que o candidato possa se preparar. Na prática, é como se estivéssemos em um período de novo edital. Para muitas pessoas, isso será ruim, porque abala o psicológico. Para outras, será bom, já que haverá mais tempo para se preparar.” afirma.
O docente do curso de Direito da Estácio, Genilson Ferreira, reforça que o estudo para concursos públicos não pode deixar de lado as matérias comuns a diversos certames: é o caso, por exemplo, de assuntos como Direito Administrativo e Direito Constitucional.
“Disciplinas como essas são a base para a maioria das provas e, sendo assim, devem ser estudadas com profundidade e regularidade. Se você conseguir ter um bom entendimento desses conteúdos, isso já amplia as suas chances de passar”, explica.
O professor destaca, ainda, que o método e o ritmo de estudo são tão importantes quanto o conteúdo a ser absorvido.
“Não adianta passar 10, 12 horas por dia com os livros se você não souber estudar de forma eficiente. É preciso ter métodos de estudo e saber equilibrar os conteúdos mais simples com os mais complexos”, recomenda. Genilson alerta, por fim, para a importância do descanso e do cuidado com a saúde mental. “É essencial equilibrar os horários de estudo com momentos de descanso mental, até para que o cérebro assimile melhor o conteúdo”, afirma.
Curso gratuito para o CNU
O Qconcursos oferece gratuitamente um preparatório com oito opções de cursos aos candidatos do CNU.
A iniciativa busca amenizar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, possibilitando melhores condições de preparação para o exame.
A campanha da EdTech, especializada na preparação de candidatos para concursos, é válida até a data da prova. Para aproveitar os conteúdos basta clicar aqui.
No curso gratuito, os estudantes terão acesso a videoaulas exclusivas sobre as seguintes áreas:
- Infraestrutura;
- Exatas e Engenharia;
- Tecnologia, Dados e Informação;
- Ambiental, Agrário e Biológicas;
- Trabalho e Saúde do Servidor;
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;
- Setores Econômicos e Regulação;
- Gestão Governamental e Administração Pública; dentre outros.
Concurso Nacional Unificado
O Concurso Nacional Unificado, oferecido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), contempla cargos públicos efetivos em órgãos e entidades públicas do Executivo Federal.
Por isso, o CNU está dividido em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação, como infraestrutura, exatas e engenharias.
A aplicação das provas objetivas e discursivas foi adiada para o dia 18 de agosto em decorrência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.