As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus estão emitindo declaração para as crianças que estiverem com o cartão de vacina atualizado.

A declaração é exigida pelas instituições de ensino no momento da matrícula escolar das crianças.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Declaração de cartão de vacina

Os estudantes que estiverem com a caderneta de imunização incompleta precisam ser levados a uma sala de vacina para garantir a proteção contra diversas doenças.

Os pais podem buscar uma das 171 salas de vacina da rede para atualizar o calendário de imunização das crianças com as doses pendentes, e já emitir o documento no local.

No início do ano, a procura pela declaração de vacina se intensifica nas unidades por conta do começo do ano letivo, mas o documento é emitido durante todo o ano, na mesma hora que o pai completa a vacinação de seu filho.

“É importante que o cartão de vacinação esteja completo antes do início das aulas, para que a criança não seja contaminada por nenhuma doença imunoprevenível e, assim, volte para casa com segurança”, comentou a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Isabel Hernandes.

Isabel explica que oito vacinas são consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde para o público infantil:

  • Vacina BCG;
  • Pneumocócica;
  • Tríplice Viral;
  • Pentavalente;
  • Meningocócica;
  • Vacina contra a poliomielite;
  • Contra a febre amarela;
  • E contra o rotavírus.

RELACIONADAS

+ Baixa vacinal aumenta risco de retorno da poliomielite no Amazonas

+ Abaixo da média, cobertura vacinal da poliomielite no AM é de 69,6%

Os pais também devem levar seus filhos para atualizar o cartão de vacinação, e para imunização contra a Covid-19, que está aberta ao público a partir dos 6 meses de idade.

“No momento em que é levada à unidade, a criança recebe as vacinas que estão previstas para sua faixa etária, e a família é informada sobre quais vacinas ela precisa tomar no decorrer do ano, inclusive com a data que eles devem retornar à unidade. Pedimos que os pais tenham a responsabilidade de voltar e manter o cartão atualizado, pois eles estarão protegendo não só as suas crianças, mas também as demais que convivem com ela”, pontua Isabel.

A lista com endereços e horários de funcionamento das 171 salas de vacina da Semsa pode ser acessada diretamente no link bit.ly/salasdevacinamanaus.