A Defesa Civil de Manaus registrou 20 ocorrências e um volume de chuva com 74,2 milímetros até às 16h desta quinta-feira (23). A zona Leste foi a mais afetada, concentrando oito ocorrências.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O alerta da Central 199 computou cinco ocorrências de risco de deslizamento, três risco de desabamento, três de alagação e duas ocorrências de tombamento.

Também tiveram duas de erosões, uma de desabamento, uma de deslizamento, uma de risco de tombamento, uma situação que envolve bueiro e uma de infiltração. 

Locais afetados 

As ocorrências de risco de deslizamento ocorreram nos seguintes bairros: Petrópolis, zona Sul; Tarumã, zona Oeste; Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; São José Operário, zona Leste; e Cidade Nova, zona Norte. 

Já as de risco de desabamento foram registradas nos bairros Compensa e Ponta Negra, ambas na zona Oeste, e a terceira no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Duas ocorrências de alagação ocorreram na zona Leste da cidade, nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, além de uma terceira, no bairro Cidade Nova, zona Norte. 

As ocorrências de tombamento foram nos bairros Cidade Nova, na zona Norte, e Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. 

As de erosão aconteceram na segunda etapa do bairro Distrito Industrial, zona Leste, e no bairro Cidade Nova, zona Norte.

A situação de desabamento ocorreu no bairro São Jorge, na zona Oeste; a de deslizamento no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte; a de risco de tombamento ocorreu no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste; a que envolve um bueiro no bairro Petrópolis, na zona Sul; e a de infiltração no bairro Educandos, zona Sul.

Volume da chuva

De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), a média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 74,2 milímetros. 

Conforme a GEA, a pluviometria por zona, na capital, até as 16h, foi de: Leste (131 milímetros), Norte (108 milímetros), Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste (44 milímetros) e Oeste (43 milímetros).

Recomendações:

– Siga sua rotina, mas fique atento;

– Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;

– Mantenha-se informado por intermédio dos meios de comunicação e canais oficiais da prefeitura.

– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil)

RELACIONADAS

+ Chuva provoca 630 ocorrências na rede elétrica de Manaus

+ Quatro ocorrências são registradas em Manaus nesta quinta, 23

+ Fortes chuvas matam 5 pessoas em Rio Grande do Sul e Santa Catarina

+ VÍDEO: jovens viralizam nadando em poça alagada pela chuva em Palmas