O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disponibilizou a Defesa Civil Nacional para auxiliar a população do sudoeste em função dos fortes temporais.
Segundo o ministro Waldez Goes, equipes foram disponibilizadas para atuar principalmente o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
“Estamos de prontidão em relação aos demais estados e municípios do Sudeste e em qualquer região do país atingida por desastres naturais”, ressaltou.
Rio de Janeiro
De acordo com o ministro, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, está no Rio de Janeiro desde sexta-feira (22), para trabalhar com os representantes do estado e municípios no socorro à população.
Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegaram neste sábado (23) na capital carioca.
O ministro disse que contatou o governador do estado ainda na sexta à noite, quando um temporal atingiu o estado causando a morte de 7 pessoas.
“Liguei há pouco para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para reafirmar nosso compromisso de somar esforços no socorro ao povo petropolitano, que sente os impactos das chuvas no estado”.
As fortes chuvas no Rio de Janeiro deve se estender até o domingo (24).
No X, o ministro fez um post:
Espírito Santo
O ministro Waldez Góes também entrou em contato neste sábado (23) com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para disponibilizar a atuação da Defesa Civil Nacional. O estado também foi atingido por temporais. Mais de 1,2 mil pessoas estão desalojadas.
Defesa Civil
A Defesa Civil diz que “é preciso ficar muito atento a qualquer sinal de movimentação do terreno, como trincas e rachaduras em postes e paredes”.
Além disso, a população deve estar sempre atenta às informações da Defesa Civil, que alertam para riscos de desastres. Segundo orientação, qualquer sinal em áreas de risco de deslizamento ou inundação, a população deve contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.