A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 327/2023. Segundo o texto, o Governo do DF (GDF) é obrigado a criar um aplicativo de transporte para ajudar as pessoas com deficiência visual.

Após a aprovação, o texto seguirá para a sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha. O projeto é de autoria do deputado distrirtal, Iolando (MDB).

Facilidade para os deficientes

De acordo com o texto, o aplicativo deve conter previsão de chegada de ônibus no sistema de transporte público em tempo real, recursos com comando de voz para orientar o trajeto, entre outras ferramentas de navegação.

Além disso, o governo deve disponibilizar o app gratuitamente e com o recurso de VoiceOver, ferramenta que vai permitir orientação durante o trajeto dos passageiros com deficiência visual.

Leia mais: DF: UPAs atenderam meio milhão de pessoas em 2024

Estados que já usam

Além do DF, os estados de Minas Gerais e São Paulo já disponibilizaram aplicativos de transporte para deficientes desde 2023. Entre os benefícios do app usado nessas regiões estão:

  • Funções ativadas por comando de voz;
  • Alertas de ônibus que estão próximos à parada selecionada;
  • Também por comando de voz, a possibilidade de programar locais de preferência;

Segundo o deputado Iolando, a função de comando de voz “garantirá a autonomia do usuário com deficiência visual em toda a jornada, possibilitando que essas pessoas se desloquem pela cidade de forma mais segura e independente”.