O Brasil registrou deflação de 0,08 % em junho, conforme dados divulgados nesta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Esta foi a menor variação para o mês de junho desde 2017, quando houve deflação de 0,23%. Em nove meses é a primeira deflação desde setembro de 2022.

“Era o esperado. O Brasil hoje está na melhor situação possível, e nós temos tudo para começar um ciclo novo de desenvolvimento, insisto nisso já há alguns meses. Eu espero que a gente tenha mais boas notícias a partir de agosto”, disse o ministro a jornalistas em Brasília.

O que é deflação?

Deflação é a queda generalizada de preços, produtos e serviços continuamente. Segundo o IBGE, esta foi a primeira queda de preços em 2023.

Segundo o Metrópoles, o resultado fortalece a aposta do mercado e que o Banco Central, deve iniciar o ciclo de queda da Selic, a partir da próxima reunião em agosto.

RELACIONADAS

+ Focus: mercado reduz estimativa de inflação para 4,95% em 2023

+ Puxado pela alta da gasolina, IPCA sobe 0,71% em março no Brasil

+ ‘Reforma Tributária deve atender a ZFM’, diz ministro da Fazenda

Deflação em 2022

Em setembro do ano passado, o IPCA teve uma deflação de 0,29%, ele foi impulsionado pelos cortes de impostos antes do primeiro turno das eleições no País.