Seis estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas se destacaram na 20ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Brasília.
O evento iniciou no dia 20 de outubro, e já conquistou sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze em modalidades como xadrez, karatê, judô e atletismo.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O estudante Suan Bruno Fernandes Lira, do Ceti Elisa Bessa Freire, venceu no xadrez e, após essa conquista, foi selecionado para competir no Mundial da Juventude de Xadrez na Itália.
Ele expressou sua empolgação com a oportunidade de representar seu estado e país no torneio internacional.
“Esse é o segundo JEBs que participo, a medalha de ouro não vinha para o Estado há 38 anos. Esse é o segundo título nacional que ganho. Agora, parto para um novo desafio que é representar o meu estado, o meu país na Itália”, enfatizou o estudante, que com os resultados no JEBs, também está qualificado para o Sul-americano escolar, que será disputado em dezembro, no Chile.
Além disso, outros estudantes do Amazonas também conquistaram medalhas de ouro nas modalidades de xadrez, karatê e atletismo.
As estudantes Kayane Lucena e Sarah Letícia Mesquita, destacadas no karatê e no atletismo, respectivamente, receberam medalhas de bronze.
JEBs 2023
O JEBs 2023, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, reúne estudantes-atletas da Educação Básica de todo o Brasil, com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, nas modalidades esportivas.
O Amazonas enviou uma delegação composta por 223 alunos para competir em todas as modalidades oferecidas na competição, que visa promover a participação dos estudantes-atletas entre 12 e 14 anos em atividades desportivas.
RELACIONADAS
+ Time amazonense de futebol americano conquista campeonato regional
+ Talentos brilham na 7ª Etapa do Campeonato Amazonenses de Tênis de Mesa