Segundo a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), as principais reclamações relacionadas às compras on-line são atrasos na entrega de mercadoria, falta de informações básicas da empresa e dificuldade para contato.

O delegado Eduardo Paixão (Decon) deu algumas dicas para o consumidor evitar problemas na hora de realizar compras pela internet.

“Para fazer compras virtuais é necessário ter o mínimo de zelo e cuidado. Dar preferência para empresas que oferecem CNPJ para consulta, endereço fixo para o consumidor confirmar que ela existe, e empresas que disponibilizam call-center, pelo 0800 ou 4004”, disse.

A orientação é que o consumidor pesquise e tenha como preocupação fundamental a segurança.

“Ver uma página com uma oferta muito vantajosa, mas que não é possível ver interação entre fornecedor e consumidor, perguntas e respostas, ou até mesmo reclamações, são sinais claros de uma página fake”, complementou.

Como denunciar?

Para denunciar, a vítima precisa registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Consumidor. 

O delegado informa que é importante o denunciante apresentar prints da tela no momento da compra e levar anexos ou comprovantes.

Procurar o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) também é fundamental.

O que os sites de comércio eletrônico devem ressaltar:

• Nome empresarial e número do CNPJ;

• Dados para localização e contato;

• Descrições detalhadas dos produtos, incluindo riscos à vida e à segurança;

• Preços e custos adicionais, como frete ou seguro;

• Possíveis restrições, condições da oferta e formas de prazo de entrega.