Após denúncias recorrentes do número de golpes praticados por meio do WhatsApp, o titular da Delegacia Especializada em Repressão à Crimes Cibernéticos (Dercc), Reinaldo Figueira, alerta à população a como identificar e se proteger do Golpe da Falsa Identidade, praticado por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, que vem lesando várias pessoas.

Figueira informa que o golpe tem início no momento em que o criminoso cria um perfil falso no aplicativo de mensagens, com imagens retiradas das redes sociais, e começa a solicitar quantias em dinheiro aos familiares e amigos da pessoa que aparece nas fotos.

“No momento em que você passa a receber, de familiares ou amigos, pedidos em dinheiro, se faz importante entrar em contato com o solicitante, para confirmar a identidade do mesmo e entender a finalidade da solicitação”, enfatizou o delegado.

A autoridade policial relata que pessoas de todas as idades estão caindo no golpe, mas a maioria das vítimas são pessoas idosas. O delegado cita a ocorrência envolvendo uma idosa, de idade não revelada, que transferiu cerca de R$ 100 mil ao criminoso, acreditando que se tratava do gerente de uma agência bancária utilizada por ela.

Denúncias

O titular da DERCC destaca que é importante que as denúncias sejam realizadas de forma imediata, bem como o Boletim de Ocorrência (BO).

As pessoas podem procurar a unidade especializada, que fica localizada nas dependências da Delegacia Geral, situada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, ou ainda, registrar no site da Delegacia Virtual, por meio do endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/, e anexar as provas (prints, boletos falsos e outros documentos) necessários para que as investigações possam iniciar.

_______________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Madrugada de terror em SP: Dono de posto é morto ao filmar bandidos, e bomba amputa pés de morador

 

Fenômeno Ida deixa mais de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica

 

Encontrado corpo de adolescente que sumiu após mergulho, no AM; veja vídeo

 

Sete novos casos de ‘urina preta’ são registrados em Itacoatiara, Manaus e Lábrea-AM

 

Adolescente morre após colidir carro contra poste em Manaus; veja vídeo