Durante o início de março, a Vigilância em Saúde do Amazonas visitou municípios considerados ‘áreas de risco de proliferação da dengue’.
A temporada de chuvas no estado atenta para ações de controle e prevenção dos casos de dengue nestes municípios.
As equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) compareceram em 3 municípios.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O suporte, com verificação e orientação, foi direcionado aos municípios de Jutaí, Tabatinga e Tonantins.
O grupo de trabalho da FVS-RCP visitou os municípios verificando presença do mosquito transmissor e ofertou suporte às secretarias municipais de saúde.
RELACIONADAS
+ Nova vacina contra dengue é aprovada pela Anvisa no Brasil
+ Em 5 meses, AM notifica mais de 6 mil casos de dengue e 4 mortes pela doença
+ Dengue: Manaus registra redução de 70% dos casos em 2022
Dengue no Amazonas
De acordo com Alexsandro Medlo, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, o estado está em período sazonal de dengue.
“Estamos em constante monitoramento, mas a sazonalidade segue até maio ou junho. Então, a Vigilância em Saúde estadual se mantém em alerta junto aos municípios”, disse.
O período de surgimento da doença concilia com a temporada de chuvas na região, principalmente por conta da formação de ambiente propício para proliferação do mosquito transmissor.
Como evitar a dengue?
A Vigilância em Saúde estadual reforça a importância da colaboração da população nesse processo de prevenção e controle da dengue.
A dengue é uma doença que pode ser evitada com medidas simples, como a eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
O Aedes aegypti se prolifera em água parada, que normalmente se acumula em entulhos, recipientes, pneus e garrafas.
Além disso, outra medida de proteção é adotando o uso de repelentes e telas de proteção em portas e janelas.
Controle da Dengue no AM
De acordo com Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, a ação é fundamental para evitar surtos de dengue.
“Estamos intensificando as ações de prevenção e controle da dengue, para evitar que a doença se espalhe e cause complicações para a população”, afirmou.
Entre as ações realizadas em Jutaí, Tabatinga e Tonantins, estão os acompanhamentos pela Vigilância em Saúde e pela Atenção Primária municipais.
Além disso, são aplicadas medidas intensivas nessas localidades, com fiscalização, borrifações e orientações sobre ações preventivas.
Sintomas de Dengue
A transmissão da doença acontece através do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus.
A vítima infectada pode apresentar sintomas ou não, sendo um paciente assintomático.
Conforme o Ministério da Saúde, o primeiro sintoma da infecção é a febre alta (>38°C), que pode se apresentar durante 2 ou 7 dias.
Acompanhado da febre, dores de cabeça, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, entre outros.
A forma grave da doença apresenta sinais de sangramento na mucosa, vômitos, náuseas persistentes e dor abdominal.
Em caso de suspeita da doença, é importante procurar um serviço de saúde para receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
*Sob supervisão de Francisco Santos