Apesar do aumento de casos de dengue no Amazonas, a cobertura vacinal ainda não atingiu a meta de vacinação contra a doença. Conforme dados da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-RCP), 30.700 crianças foram vacinadas.  

Banner Obras Acre 300x225

É estimado que cerca de 263.745 crianças sejam vacinadas no Amazonas. O total de vacinados até o momento corresponde apenas a 11,64% da meta de vacinação contra a dengue no estado.  

Ao todo, o Ministério da Saúde enviou aproximadamente 78.760 doses de vacinas para o Amazonas, em fevereiro.  

As crianças de 10 aos 14 anos são o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A estratégia da pasta prioriza regiões com alta incidência de casos de dengue. O Amazonas foi o primeiro estado a receber as vacinas contra a arbovirose.  

No total, 11 municípios do Amazonas receberam as doses de vacina contra dengue. São eles: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.   

A baixa cobertura vacinal também se repete na capital amazonense. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), 14.789 crianças foram vacinadas. A meta é de 162.708 vacinas aplicadas. Ou seja, o índice atual é de 15,24% da meta na cobertura vacinal.  

Casos de dengue  

De janeiro a 8 abril deste ano, Manaus já contabilizou cerca de 1.807 casos confirmados de dengue. O número supera o índice do ano anterior, que registrou cerca de 811 casos. O aumento é de 55% em relação ao mesmo período de 2023.  

O informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus aponta que já foram notificados 5.664 casos da doença, ou seja, com suspeita de dengue. Outros 2.523 seguem em investigação.  

No Amazonas, foram registrados cerca de 3.559 casos de dengue, de janeiro até a última quinta-feira (11). Ao menos duas pessoas morreram em decorrência da doença. Em 2023, a FVS-AM registrou cinco vítimas da dengue.