Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a capital registrou mais de 257 mil casos de Dengue e 308 óbitos. Além disso, o Brasil lidera o ranking da doença atualmente, com mais de 6,3 milhões de casos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países com os maiores números de Dengue são:

Brasil:

  • Número de casos prováveis: mais de 6,3 milhões

Argentina:

  • Número de casos prováveis: 420 mil

Paraguai:

  • Número de casos prováveis: 257 mil

Peru:

  • Número de casos prováveis: quase 200 mil

Queda nos casos de Dengue no DF

Embora a situação alarmante, o DF apresentou uma queda notável no número de casos de Dengue com relação aos aos outros municípios. De acordo com a SES-DF, a queda vêm se mantendo constante a dois meses e diante das mudanças do clima neste meio de ano, a replicação do mosquito transmissor é menor.

Segundo o chefe de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Epidemias da SES-DF, Victor Bertollo, depois da segunda metade de fevereiro de 2024, os casos caíram consideravelmente.

“Nosso pico de casos foi na semana epidemiológica 8, que corresponde à segunda metade de fevereiro. De lá para cá, observa-se uma queda progressiva no número de notificações, apesar de estar em níveis acima da média dos últimos anos”, disse Victor Bertollo.

Cuidados

Mesmo com a queda, os brasilienses ainda terão que tomar os cuidados necessários para se protegerem. Diante disso, Victor Bertollo reforça a importância das pessoas contribuírem para que a redução dos casos seja de fato efetiva. Segundo ele, “O período de chuva  aumenta os locais onde os mosquitos podem depositar seus ovos, mas os criadouros artificiais, como caixas d’ água e pratos de plantas, ainda favorecem a replicação.”

Sobre a vacinação, a mesma ocorreu para a faixa etária entre 10 e 14 anos. Ao todo, 63.547 pessoas tomaram a primeira dose, enquanto que 6.276 tomaram a segunda.