O deputado George Santos, filho de imigrantes brasileiros, teve o mandato cassado na Justiça por uma série de crimes e irregularidades, como uso ilegal de dinheiro de campanha, nesta sexta-feira (1º).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

No total foram 311 votos a favor da expulsão do republicano, 114 contra e duas abstenções. Ele, então, é o sexto deputado da história do país a ser banido da Câmara.

George Santos, de 35 anos, responde por 23 acusações e também é acusado de crimes como fraude, lavagem de dinheiro e roubo de identidade.

Além disso, o ex-parlamentar é investigado por usar o dinheiro de doações políticas na compra de roupas, pagamento de cirurgias e procedimentos estéticos e até gastos com o site adulto OnlyFans.

Após a cassação, um jornalista questionou George se ele tem planos para retornar a Câmara como ex-congressista, e ele respondeu:

“Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o Inferno”.

Antes da decisão, a Câmara já havia tentado expulsar Santos, mas as votações não obtiveram sucesso.

Na terça-feira (28), o deputado disse que não iria renunciar, porque “facilitaria as coisas para este lugar, que é administrado com base na hipocrisia”.

“Cansei de desempenhar um papel no circo. Se quiserem que eu deixe o Congresso, terão que fazer uma votação difícil”, declarou.

O legislador chegou ao Congresso em 2022, ajudando os republicanos a conseguir uma maioria mínima na Câmara.

RELACIONADAS

+ Após massacres, Biden pressiona Congresso para que crie leis mais rígidas ao porte de armas nos EUA

+ Brasileira e ex-marido são encontrados mortos em apartamento nos EUA