O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deve se reunir nesta quinta-feira (19) com o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) em Brasília.
+ Envie esta notícia no seu WhatApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O encontro ocorre em meio a pressões de parlamentares da sigla para que o deputado seja punido, ou até mesmo expulso do partido.
O pedido se dá porque o parlamentar posou para foto ao lado de ministros do presidente Lula (PT) fazendo o “L”, em referência ao petista.
O registro foi feito na última quinta-feira (13) durante um evento promovido pelo governo federal na cidade de Salgueiro (PE).
PL e expulsão
Valdemar havia pedido ao diretório do PL no Ceará a abertura de um processo de expulsão do deputado da sigla.
Em uma rede social, ao anunciar a medida, escreveu que “o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais” do partido.
Mesmo com o pedido, o caso voltou para o diretório em Brasília e será apurado pelo conselho de ética nacional da sigla, pelo fato de se tratar de um deputado federal.
Sendo assim, a palavra final será do presidente do PL.
O deputado está licenciado do mandato por “interesse particular” pelo período de 120 dias.
A avaliação é de que o afastamento pode ser usado como argumento para se livrar de uma eventual punição, já que o episódio ocorreu durante o período.
Em maio deste ano, Yury posou para uma foto ao lado de Lula e ministros, gerando críticas.
Ele também estava entre os parlamentares do PL que votaram a favor do arcabouço e da reforma tributária, em um posicionamento favorável ao governo federal.
RELACIONADAS
+ Ministros do STF mudam votos e beneficiam membros do Executivo
+ Ministros descumprem ordem e não intensificam viagens no Brasil
+ Reunião de líderes na Câmara discute comando de comissões em Brasília